GESTÃO/ TI – Oracle anuncia nova ferramenta para desenvolvedores de aplicativos de SOA e Java

GESTÃO/ TI – Oracle anuncia nova ferramenta para desenvolvedores de aplicativos de SOA e Java

A Oracle acaba de anunciar o Oracle Developer Depot, uma ferramenta gratuita de produtividade para download, que simplifica enormemente a maneira como os desenvolvedores de Java encontram, configuram e provisionam aplicativos Java para fins de aprendizado ou criação de protótipos. Como componente integrado do Oracle Fusion Middleware, o Oracle Developer Depot oferece um complemento ideal para a poderosa e completa plataforma Java da Oracle, facilitando o desenvolvimento de aplicativos baseados em Java e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA, na sigla em inglês).

O software está deixando de ser um aplicativo único e monolítico e passando a ser uma montagem de serviços facilmente configuráveis, o que requer que os desenvolvedores mudem sua maneira de trabalhar. Para acelerar o processo de desenvolvimento, os programadores muitas vezes desenvolvem novos aplicativos reutilizando o código existente ou amostras como ponto de partida. Entretanto, o processo de obtenção, configuração e implementação do código pode ser demorado e sujeito a erros.

O Oracle Developer Depot, executado no Oracle Application Server 10g, elimina a complexidade desse processo desde a descoberta até a implementação, fornecendo uma biblioteca de amostras reutilizáveis de código de aplicativo que podem ser baixadas e implementadas com apenas um clique. Como resultado, programadores sem experiência em Java podem colocar um aplicativo em operação rapidamente, e desenvolvedores com mais experiência podem adiantar projetos complexos para atender aos requisitos de negócios com mais agilidade.

“Com o Oracle Developer Depot, é simples e rápido localizar aplicativos Java bons e úteis, e baixá-los e instalá-los em uma única etapa, completos, com código-fonte”, afirma Steven G. Harris, vice-presidente do Grupo de Plataforma Java da Oracle. “Clicar, implementar e executar: a simplicidade faz com que esse seja o caminho mais rápido para qualquer desenvolvedor Java utilizar novas tecnologias e padrões, agilizando a produtividade.”

O Oracle Developer Depot aproveita tecnologias populares da Web 2.0 como Asynchronous JavaScript and XML (AJAX), Estrutura Spring 2.0 e Real Simple Syndication (RSS) para facilitar a reutilização do código e simplificar o processo de desenvolvimento. Uma vez implementado, o Oracle Developer Depot pode estabelecer comunicação baseada em RSS entre o Oracle Application Server 10g e um repositório remoto para arquivo de códigos e aplicativos como a Oracle Technology Network. O Oracle Developer Depot alertará os desenvolvedores quando houver atualizações e novo código de aplicativo disponíveis, que podem ser baixados e implementados conforme a necessidade com apenas um clique.

– – Compromisso da Oracle com os desenvolvedores Java
A Oracle tem apoiado muito a plataforma Java desde que ela foi lançada em 1995. A empresa reconhece que um elemento importante para promover a adoção da plataforma Java da próxima geração, Java EE 5, é a simplificação do desenvolvimento em torno do EJB 3.0 e do JavaServer Faces (JSF), uma estrutura de aplicativo da Web projetada para que os desenvolvedores possam criar mais facilmente interfaces de usuário para aplicativos Java empresariais. Como líder na definição conjunta da especificação EJB 3.0, aprovada recentemente, a Oracle doou tempo e recursos significativos para o desenvolvimento de padrões e cessão de tecnologia que simplificará o desenvolvimento dos aplicativos. Além de fornecer o TopLink Essentials como implementação de referência para JPA, a Oracle está liderando o projeto JPA Eclipse, chamado Dali. A Oracle também é membro fundador do grupo de especialistas em JavaServer Faces no Java Community Process (JCP) e está liderando um projeto de ferramentas JSF na comunidade de código aberto Eclipse Foundation, a ser lançado mais para o final do ano. A Oracle também entrou para o projeto Apache MyFaces como colaboradora.

– – Disponibilidade
O Oracle Developer Depot já está disponível para download gratuito no endereço: oracle.com/technology/goto/oracle-developer-depot. Aplicam-se termos, condições e restrições.

Sobre o Oracle Fusion Middleware
____________________________________________________

Oracle Fusion Middleware é a família completa e baseada em padrões de produtos de middleware da empresa para adotar e gerenciar arquiteturas orientadas a serviços (SOA) em ambientes de computação heterogêneos. Mais de 31.000 clientes agora utilizam o Oracle Fusion Middleware, inclusive grandes organizações de setores como finanças, telecomunicações, manufatura, varejo, indústria farmacêutica, saúde e setor público. O Oracle Fusion Middleware também é apoiado por 9.000 parceiros, incluindo fornecedores de software independentes, VARs e integradores de sistemas.

Sobre a Oracle
____________________________________________________

A Oracle é a maior empresa de software empresarial do mundo. Para obter mais informações sobre a Oracle, visite o site www.oracle.com/br.

Marcas comerciais: Oracle, JD Edwards, PeopleSoft e Siebel são marcas registradas da Oracle Corporation e/ou de suas afiliadas.

 

Fonte: http://www.cadernodigital.inf.br//index.php?idN=1308&idLingua=

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s